domingo, 12 de dezembro de 2010

NEP(Nova Politica Económica)

A NEP entrou em vigor em 1921 e consistiu numa viragem da economia, no sentido de superar a terrivel crise económica herdade da guerra civil. Lenine achou que era necessário recuar na implantação do Comunismo, passou a defender medidas do tipo Capitalistas( recuo estratégico, para o socialismo não se edificar sobre ruinas) para estimular a produção: estabeleceu um imposto a pagar, em vez dos camponeses entregarem todos os seus excedentes; Permitiu a venda directa dos produtos dos camponeses; Aceitou a ajuda do Estrangeiro; Eliminou o Trabalho obrigatório; Os camponeses começaram por vender uma pequena parte da sua produção para o estado com um preço fixo, sendo que a outra parte da produção poderia ir para o mercado.
Permitiu-se também a criação de empreendimentos capitalistas na pequena indústria e no comércio.
A NEP tinha como principios:
->Liberdade do comércio interno
->Liberdade de Salário aos trabalhadores
->Autorização para o funcionamento de empresas particulares e por fim permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.
Os resultados começaram-se a notar, principalmete na produção agricola quando começou a ficar restabelecida e as pequenas indústrias começaram a lançar os seus produtos no mercado.
A NEP(1921-1927), resultou numa melhoria assinalável dos niveis de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário