domingo, 12 de dezembro de 2010

A Regressão do Demoliberalismo

Os anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial touxeram à Europa profundas dificuldades económicas e financeiras. Esta situação levou a um descontentamento generalizado que se traduz em greves e o espirito revolucionário estende-se por toda a Europa, isto é, o desespero das populações perante a crise que leva à procura de novas soluções politicas e à adesão de projectos politicos extremistas, quer da esquerda, quer da direita:
-> Os partidos de esquerda intensificaram a sua acção, denunciando os males do capitalismo. Na Alemanha, proclamou-se "uma república socialista".Mesmo na França, na Grã- Bretanha e na Itália, a onda revolucionária da esquerda fez-se sentir, inspirada pela internacional de Moscovo fundada em 1919(que defendia a união do operariado a nivel internacional, impondo o socialismo no mundo).
Estes acontecimentos denunciaram os democratas liberais e a sua incapacidade em resolver os problemas económicos e sociais. No entanto em paises como a Alemanha e a Itália, o medo ao bolchevismo levou a que se apoiasse soluções politicas de extrema- direita, levando à adesão de regimes autoritários e fascistas(jamais poderiam agradar o controlo operário da produção à Burguesia). A emergência dos autoritarismos, era confirmar a regressão do demoliberalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário