domingo, 12 de dezembro de 2010

A emancipação da mulher

A mulher antes de se começar a notar, era apenas utilizada para ter crianças, criá-las e educá-las. O filósofo grego Platão considerava que a natureza das mulheres era inferior à dos Homens, na "Capacidade para a virtude", a mulher era então vista por Platão como sendo, um ser sem raciocinio comparando-a aos escravos.
Na vida da mulher, estas não tinham qualquer poder de escolha/decisão, não podiam escolher o marido, tinham de ser escolhidas e até poderiam ser passadas para outro homem caso o marido assim entendesse.
A mulher tinha como obrigações: Venerar o marido, educar e criar dos filhos, cuidar da casa e manter-se submissa ao seu marido.
Começou por haver uma década de prosperidade e de Liberdade, que foi animada com o som do Jazz, as mulheres começaram a frequentar os salões e mostravam na sua maneira de vestir e no seu comportamento o espirito da chamada"Era do Jazz"
Livre dos preconceitos até ao final do Século XIX, a mulher começou por ter mais liberdade e podendo assim mostar as pernas e usar maquilhagem.Nos anos 20 a silhueta era designada como a utilização de vestidos mais curtos e elegantes,sendo normalmente de seda que deixavam braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos que eram exigidos pelo Charleston.
A mulher sensual naquele altura, era uma mulher sem curvas, seios e com quadris pequenos que usava o cabelo curto, chamado de cabelo à "garçonete".
Esta crescente presença da mulher em todos os sectores de actividade mais notada a partir da primeira guerra , propocionou uma relativa independêcia económica e esteve na origem de uma consciencialização de que o papel no processo económico não tinha correspondência a um estatuto social e politico dignos. No inicio do século XX, organizaram-se numerosas associações de sufragistas que lutaram pelo direito de paticipação da vida politica. Contudo, só no final dos anos 20 foi reconhecido à mulher o direito ao voto e de exercicio de funções politicas. Emancipadas e libertas de todos os perconceitos, as mulheres passam, a adoptar novos comportamentos sociais:
->Frequentar festas e clubes nocturnos;
->Praticar desportos, fumar e beber.
A valorização do corpo e da aprência conduziu ao aparecimento de uma nova mulher que usava cabelo curto( à garçonete) e com as saias mais curtas e ousadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário