domingo, 10 de outubro de 2010

A Implantação do Marxismo-Leninismo na Rússia: a Construção do Modelo soviético

Os antecedentes para a revolução Russa de Fevereiro de 1917 foram:
->O Império Russo era chefiado pelo Czar Nicolau II sob a forma de uma autocracia, isto é, detinha o poder absoluto, o que provocava desagrado;
-> Ao defender a liberalização do regime, o descontentamento do povo manifestou-se sob várias formas (surgiram as primeiras assembleias de operários, os sovietes), sendo a revolução de 1905( domingo Sangrento) uma delas, que originou uma certa abertura politica por parte de Czar ( convocou eleições para o parlamento (duma), criou partidos politicos e aboliu certos privilégios da nobreza);
->O descontentamento face ao regime politico agravou-se com a participação da Rússia na primeira guerra mundial( milhares de mortos e desorganização da já débil economia russa);
-> A sociedade russa era composta maioritariamente por camponeses, a Burguesia ansiava para modernizar o pais e por um governo parlamentar, o operariado era um grupo minoritário.Sendo tão desigualitário, não deixou de provocar anseios revolucionários.
Em Fevereiro de 1917, estavam reunidas as condições para acontecer uma revolução, onde a Burguesa ascendia ao poder( daí a se designar revolução Burguesa).Pondo fim ao czarismo e instaurando um regime republicano na Rússia. Os revolucionários exigiram a abdicação de Nicolau II e formaram um governo provisório, constituido por Kerensky e Ivoy (que governavam sob uma república de tipo Liberal).
No período entre Fevereiro e Outubro de 1917, a agitação Social não diminuiu. Já não havia Czar, mas a Rússia continuava na guerra e os problemas económicos mantinham-se. A nivel politico, a Rússia vivia numa duplicidade de poderes(os governos liberais, por um lado, e os sovietes, por outro, que eram contra o governo provisório).
Em consequência, em Outubro de 1917, os bolcheviques, com o apoio dos sovietes, conduziram à revolução soviética, onde o governo provisório foi substituido pelo conselho de comissários do povo, presidido por Lenine, trotsky e Estaline que também foram figuras importantes na revolução. A Rússia transformou-se numa república não parlamentar e deu-se inicio a uma guerra civil("Exército Vermelho"-Comunistas, "Exército Branco"-Liberais).
Esta revolução foi responsável pela retirada da Rússia da guerra, e a nivel ideológico foi responsável pela implementação dos principios marxistas, através de Lenine. As suas ideias e a sua acção originaram o marxismo-Leninismo. Os representantes do proletariado conquistaram o poder politico.
Marxismo-Leninismo=> Aplicação prática das ideias de Marx por Lenine. Defendia que o proletariado era o que conquistava o poder(ditadura do proletariado), e igualava o poder de Estado ao partido Comunista(Partido Único).

Um comentário: