quarta-feira, 30 de março de 2011

A primeira Vaga de Descolonizações

A primeira vaga de descolonização teve lugar na Ásia, após a Segunda Guerra Mundial.Destacam-se quatro processos independistas da primeira vaga:

  • Médio Oriente- A jordânia, a Síria, o Líbano, a Palestina (territórios de ocupação britânica e francesa) tornaram-se independentes. No território da Palestina foi criado, sob tutela da ONU, um novo país, Israel,para dar guarida ao povo judeu, após a perseguição de que fora alvo pelo regime nazi.Porém, os estados árabes que habitavam a região invadiram Israel no próprio ano da sua criação(1948), dando início a uma de várias guerras entre israelitas e palestinos.

  • Índia- Em 1947, a índia tornou-se independente da Inglaterra. A personalidade mais importante neste processo foi Gandhi (Líder do Partido do Congresso) por ter utilizado a desobediência civil como método para pressionar os ingleses a abandonar a Índia. A sua doutrina de não-violência foi bem sucedida, pois a índia tornou-se independente. No entanto, dividiu-se, por razões religiosas em União Indiana (hindus) e Paquistão (muçulmanos) e, em contexto de tumulto político, Mohandas Gandhi foi assassinado em 1948.

  • Indonésia- Em 1945, Indonésia tornou-se independente da Holanda que só reconheceu o facto, por pressão da ONU, em 1949.

  • Vietname- Em 1945, o líder comunista Ho Chi Min proclama o Vietname(ex- Indochina francesa) independente. Porém, só em 1954, terminada a guerra da Indochina, os franceses derrotados, reconhecem os três novos estados: o Vietname, o Laos e o Camboja. No entanto, no Vietname do Norte (comunista, chefiado por Ho Chi Min até 1969) e Vietname do Sul, sob influência dos EUA, liderado pelo antigo imperador Bao Dai.

A segunda vaga de descolonização diz respeito ao território africano e estendeu-se ao longo dos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário