quinta-feira, 31 de março de 2011

O mundo Comunista

Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS foi responsável pela implantação de regimes comunistas, inspirados no mdoelo soviético, por todo o mundo.A URSS estendeu a sua influência à Europa, à Ásia e à África.
Na Europa, a URSS supervisionou, através dos ecretariado de Informação Comunista), a Constituição de democracias populares.
Os seguintes países aderiram ao modelo soviético:
  • 1945:Bulgária
  • 1946:Albânia
  • 1947:Roménia e Polónia;
  • 1948:Hungria e Checoslováquia;
  • 1949:República Democrática Alemã- RDA
Em 1955, em resposta à entrada da RFA para a OTAN, a URSS criou o Pacto de Varsóvia .
Em 1961, a RDA ordenou a construção do muro de Berlim.
Na Ásia em 1945, apenas a Mongólia era comunista;Entre 1950 e 1953 desenrolou-se, na Coreia, uma guerra civil entre o Norte Comunista e o Sul capitalista. O final da guerra não unificou o país, que continuou dividido pelo paralelo 38, tornando-semais uma das questões por resolver da Guerra Fria.
Na América Latina, a Cuba assumiu, pela proximidade em relação aos EUA, um importante papel estratégico. Em 1959, Fidel Castro e Che Guevara derrubaram o governo de Fulgêncio Baptista.Em 1961, os EUA apoiaram uma tentatica de tomada do poder pró-americana fracassada.Em 1962, o mundo assistiu à crise dos misseis de Cuba.
Na África, a adopção de regiems socialistas coincidiu com a segunda vaga de descolonizações.
Após a Segunda Guerra Mundial, a aplanificação da economia nos regimes socialistas propiciou uma recuperação rápida dos prejuizos causados pelo esforço de guerra. Os palnos quinquenais apostavam, sobertudo na Indústria pesada(Siderurgia) e nas infre-estruturas. A URSS e os países do modelo soviético registaram um crescimento Industrial tão grande que conseguiram ascender à segunda posição da Indústria Mundial.
As economias de direcção Central evidenciaram fraquezas estruturais que comprometiam, a longo prazo, o seu sucesso:
  • A prioridade concedida à Indústria levou à falta de investimento em vários sectores da economia, tais como a agricultura, a produção de bens de consumo e a construção civil.
  • A planificação económica tornou-se um entrave ao progresso, pois reduzia ao minimo certos factores que se podem revelar cruciais, como o risco no investimento;
  • Os elevados indices industriais não foram acompanhados por uma elevação dos niveis de vida das populações:salários baixos para horários de trabalho prolongados, habitaçãos em qualidade;
  • A direcção de todas as actividades económicas pelo Estado criava uma pesada burocracia que funcionava como obstáculo ao desenvolvimento.
Destes bloqueios resultou a estagnação da economia do bloco soviético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário